Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1254

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NAS AULAS DE CAD/CAE/CAM NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

DANIEL FRITZEN, ANDERSON DALEFFE, ROSEMERE DAMASIO BARD;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência docente referente a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na disciplina de CNC CAD/CAM do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, sediada em Criciúma/SC. O referido trabalho descreve metodologicamente a forma de condução do ABP, explicitando quais as metas e restrições do projeto considerando as tecnologias CAD/CAE para o projeto, e a tecnologia CAM para a manufatura, bem como a maneira que ocorreu o processo avaliativo, seus resultados quantitativos, assim como também o resultado de um questionário com questões fechadas aplicado aos estudantes após a aplicação da ABP. Além do êxito técnico atingido pelas equipes na resolução dos problemas CAD/CAE/CAM, o envolvimento entre os alunos na resolução dos problemas foi imperativo. A prática do ABP proporciona ao acadêmico o espaço para desenvolver a argumentação na equipe, defendendo suas ideias, mas ao mesmo tempo promovendo autocrítica e o julgamento ético e imparcial dos outros membros da equipe, quanto suas participações na resolução das atividades do trabalho.

Metodologias Ativas. CAD/CAM/CAE. Engenharia.
Voltar