Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1244

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA PUC-SP SOBRE A METODOLOGIA PBL APLICADA NA DISCIPLINA MECÂNICA DOS CORPOS RÍGIDOS;

LUIZ CARLOS DE CAMPOS, MARIA BERNADETE JUNKES;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Resumo: Este trabalho apresenta as percepções dos alunos do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sobre a implementação da abordagem PBL (Project Based Learning), na disciplina Mecânica dos Corpos Rígidos ministrada no 4o. semestre do curso, utilizando o desenvolvimento de um projeto visando construir a Ponte Arqueada de Leonardo Da Vinci como parte do processo de avaliação da disciplina. O desenvolvimento do projeto foi realizado em três etapas, a saber: 1) pesquisa bibliográfica sobre o assunto; 2) a montagem de um protótipo para analisar o comportamento da estrutura e a aplicação dos conceitos básicos da disciplina; 3) a construção de uma ponte alargada com a condição de permitir e suportar a passagem de várias pessoas sobre ela. O material utilizado na construção final foram peças cilíndricas de eucalipto, com comprimentos de 120 cm e com sulcos adequados para os encaixes das peças. Todas as peças foram preparadas pelas equipes de trabalho e cada etapa com a descrição da construção e os processos de montagem foram reportados num vídeo disponível no You Tube. Para a obtenção das opiniões e percepções dos alunos sobre o projeto desenvolvido foram aplicados dois questionários: um questionário fechado baseado na escala Likert e um questionário aberto onde os alunos tiveram a oportunidade de analisar todos os aspectos envolvidos e também manifestarem suas opiniões sobre a metodologia de ensino/aprendizagem com base na abordagem PBL.

Projeto de Engenharia. Project Based Learning. Ponte Arqueada. Trabalho em Equipe.
Voltar