Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1242

APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING NO ENSINO DE FRAÇÃO;

Anna Cristina, Reginaldo dos Santos Costa;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

Um dos problemas encontrados quando os programas de Engenharia e Tecnologia se iniciam é a matemática. As primeiras disciplinas encontradas ao entrar nos programas são cálculo, física, desenho, eletricidade, fundamentos de matemática disciplinas que exigem um conhecimento básico do ensino médio que muitas vezes não foi desenvolvido da forma adequada. Porém é necessário reforçar os conhecimentos nessas áreas, pois eles são alicerces para que outras habilidades e competências possam ser estruturadas sobre e tornem o profissional mais qualificado. A teoria do design thinking auxilia nesse processo, pois ela mostra como perceber as necessidades de uma forma multidisciplinar e com isso facilita o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar na aprendizagem. O presente trabalho é resultado de um trabalho desenvolvido por uma metodologia ativa desenvolvida no curso de tecnologia de Mecânica: processo de soldagem são as atividades multidisciplinares. Todo semestre os alunos precisam desenvolver um trabalho que integre todas as disciplinas e que responda a um tema, neste caso o tema foi brinquedo. Foi desenvolvido um projeto para auxiliar os alunos com dificuldades em matemática a entender frações. Uma forma simples de aplicação da teoria do Design Thinking.

Metodologias Ativas, Design Thinking, Interação, multidisciplinar
Voltar