1241
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMONITORIA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O PROGRESSO EDUCACIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA;
Ronaldo Rodrigues dos Santos, POLYANE ALVES SANTOS, Yuzo Iano;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de
desenvolver mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o
desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado
pelas TICs, possibilita aos alunos utilizar ferramentas tecnológicas motivacionais para
melhor rendimento acadêmico, capacitando-os para uma aprendizagem significativa e
científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia
digital. Este artigo descreve aspectos diferenciais trabalhados na monitoria de Cálculo
Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia Ambiental e Elétrica do Instituto Federal
da Bahia, Campus Vitória da Conquista com o intuito de contribuir para o avanço de
metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com o uso de
ferramentas modernas, symbolab e o geogebra, com o fito de instruir aos alunos que o
cálculo é uma disciplina essencial para a formação de um ser crítico para atuar na
sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se
inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade
na sala de aula, utilizando o projeto da monitoria de Cálculo como instrumento para o
melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais
atraente, e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e
estimulando a criatividade.
Tecnologia da Informação e Comunicação, Cálculo Diferencial e Integral I, software