Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1239

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMONITORIA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O PROGRESSO EDUCACIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA;

Ronaldo Rodrigues dos Santos, POLYANE ALVES SANTOS;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de desenvolver mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado pelas TICs, possibilita aos alunos utilizar ferramentas tecnológicas motivacionais para melhor rendimento acadêmico, capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital. Este artigo descreve aspectos diferenciais trabalhados na monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Engenharia Ambiental e Elétrica do Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista com o intuito de contribuir para o avanço de metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com o uso de ferramentas modernas, symbolab e o geogebra, com o fito de instruir aos alunos que o cálculo é uma disciplina essencial para a formação de um ser crítico para atuar na sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade na sala de aula, utilizando o projeto da monitoria de Cálculo como instrumento para o melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais atraente, e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e estimulando a criatividade.

Tecnologia da Informação e Comunicação, Cálculo Diferencial e Integral I, software.
Voltar