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Artigo


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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA IMPLEMENTAÇAO DA NORMA REGULAMENTADORA 17 - ERGONOMIA;

Mauro da Cruz Souza, Marcello Silva e Santos, Amanda Fortes Pereira, Bárbara de Carvalho Rabelo Costa;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Resumo: A Norma Regulamentadora - 17 ERGONOMIA regida pela Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social - MTPS n.º 3.751/1990, é largamente empregada em diversos setores da sociedade, como os governamentais e empresas envolvendo os profissionais com especialização em Saúde e Segurança e, como elemento da grade curricular dos cursos técnico e de graduação. No entanto, a interpretação do seu conteúdo é por vezes dificultada pelos jargões técnicos e, consequentemente, a compreensão dos seus dispositivos não é homogênea entre os seus usuários. Isso se constitui em uma grande barreira à sua implementação de forma adequada, o que é obrigatório pela legislação. Assim o principal objetivo deste estudo foi o de pesquisar alternativas para sua interpretação, de modo a promover contribuição didática na capacitação de futuros profissionais na área Saúde e Segurança do trabalho, agregando valor no processo de ensino aprendizagem. Para fundamentar o trabalho utilizou-se dos conceitos propostos por David Ausubel e outros, que desenvolveram o modelo de aprendizagem significativa. Para alcançar o objetivo estabeleceu-se uma metodologia baseada em: a) finalidade, ou seja, que o produto desenvolvido tenha aplicação prática na solução de problemas do quotidiano; b) utilização de abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e perfil exploratório e c) pesquisa-ação junto a alunos de escola técnica e de graduação, onde a disciplina de ergonomia é ministrada, para garantir a efetividade do recurso didático a ser desenvolvido. O resultado da pesquisa gerou um produto que utiliza como base a própria NR - 17, porém de forma reestruturada, com comentários e imagens ilustrativas.

NR - 17. Ergonomia. Recursos Didáticos
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