Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1233

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMUDANÇAS DE PARADIGMAS: APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS;

Pâmela Cabreira Milak, João Mota Neto, Diego Luiz da Luz de Souza, Gustavo De Lucca;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Os métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência em atender as necessidades de desenvolver habilidades e competências ao longo da graduação em engenharia. Contudo o processo de aprendizagem ativa baseada em problemas, demonstra-se eficaz para estimular o aluno na construção do conhecimento, melhorando o aprendizado e, consequentemente, proporciona maior confiança para desenvolver suas atribuições profissionais. Neste contexto, uma proposta ativa de aprendizado desenvolveu-se para aplicar em Álgebra Linear e Geometria Analítica, disciplina do ciclo básico das engenharias. O objetivo concentrou-se em desenvolver a movimentação de um equipamento, através das habilidades trabalhadas durante o semestre. O processo de aprendizagem envolveu a fixação e aplicação do conteúdo da disciplina, conhecimento e imersão em processos industriais, estudo de elementos e máquinas para a solução do problema. Nos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos utilizou-se: multiplicação de matrizes, equações de distância entre pontos, elaboração de espaços vetoriais e combinação linear. O empenho e a busca por informações que subsidiaram o desenvolvimento do trabalho foram os pontos fortes da atividade. Debates gerados a respeito dos processos industriais e dos conceitos da álgebra linear e geometria analítica aproximaram os alunos do ambiente empresarial.

ABP. Álgebra. Engenharia. Aplicação Industrial.
Voltar