Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1232

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AJUDAR NAS DIFICULDADES DOS DISCENTES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFBA;

Pedro Henrique da Silva Ferreira, Maria Luiza Ribeiro da Silva, POLYANE ALVES SANTOS, Yuzo Iano, Jaira Michele Santana Silva;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades dos estudantes de graduação em engenharia do Instituto Federal da Bahia (IFBA), acerca da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), identificando os níveis de dificuldades que os alunos encontram nessa disciplina e em outras associadas ao CDI através da opinião/análises do mesmo, e propor um software que auxilie o discente nesse sentido. As disciplinas de cálculo nos cursos de engenharia englobam conteúdos como funções, integrais, derivadas, limites e aplicações geométricas. Com isso, a dificuldade de aprendizagem dos alunos e aprovações nas disciplinas aumenta, sendo necessários novos métodos para facilitar o aprendizado do conteúdo. Uma forma dos estudantes buscarem auxílios na resolução de questões que envolvem toda conjuntura da matemática é através de métodos simples como vídeo-aula, programas de cálculos como o symbolab e geogebra. Uma ferramenta para auxiliar o processo de aprendizagem de CDI aqui proposta é o desenvolvimento de uma interface off-line de cálculo em que a primeira instância irá identificar os tipos de funções, equações e tabelas sobre integrais e derivadas.

Cálculo diferencial e integral. Dificuldade dos estudantes. Software.
Voltar