Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1227

CONSTRUÇÃO DE CÂMARA DE CARBONATAÇÃO: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÃO DE SABERES NO CURSO DE ENGENHARIA;

Cleidson Carneiro Guimarães, Vinícius Almeida Coelho;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Vivencia-se uma realidade marcada pela acelerada novação tecnológica. Essas mudanças exigem novas competências dos profissionais de Engenharia que, por sua vez, tencionam discussão na formação dos profissionais de Engenharia, seja no âmbito do currículo, formação docente ou das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas atualmente. Frequentemente, as metodologias usadas nas instituições de ensino superior são baseadas unicamente em aulas expositivas. Não há consenso quanto a melhor alternativa de superar as grandes diferenças entre as necessidades do mundo real e as metodologias empregadas, já criticadas por Paulo Freire, desde 1989. Uma alternativa promissora é empregar metodologias em que os aprendizes atuam ativamente na construção do saber, tal qual na aprendizagem baseada em problemas. A experimentação problematizadora pode ser uma alternativa que auxilie o docente a superar os desafios impostos pelos dias atuais. Nessa perspectiva, propõe-se a construção de uma câmara de carbonatação acelerada utilizando materiais de baixo custo. A verificação da eficiência da câmara consistiu em comparar a frente de carbonatação de corpos de prova de argamassa, traços 1:3 e 1:6, submetidos à carbonatação na câmara e nas condições atmosféricas. Os resultados demonstraram a eficiência da câmara em acelerar o avanço da frente de carbonatação. Além disso, evidenciou potencialidade de utilização para ensinar significativamente conceitos de materiais cimentícios.

Construção ativa de saberes, mediação docente, carbonatação, aprendizagem por meio de problemas.
Voltar