Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1226

AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR ENG 269 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA;

ADRIANA COSTA FERREIRA, Iara Brandão de Oliveira, Marcia Mara de Oliveira Marinho, José Mauricio Soiusa Fiuza, Asher Kiperstok, SEVERINO SOARES AGRA FILHO, ALEXSANDRO FISCINA DE SANTANA, Alice Costa Kiperstok;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A humanidade nunca foi tão vulnerável às transformações que tem sido submetido o sistema planetário nas últimas seis décadas. A crise ambiental, com o esgotamento, degradação e poluição dos recursos naturais, a mudança climática e a necessidade de adoção de ações para mitigação da emissão de gases de efeito estufa, medidas de conservação, uso racional de água e energia entre tantas outras demandas, considera-se que a conscientização, a capacitação e desenvolvimento de capacidades e habilidades se tornam essenciais no ensino das engenharias. Diante disto o componente curricular ENG 269-Ciências do Ambiente na Escola Politécnica da UFBA vem sendo ministrado com uma abordagem interdisciplinar integrando professores com diversas formações, no intuito de contribuir para a melhor formação dos estudantes. Tendo em vista a experiência de mais de dez anos no ensino deste componente, a cada semestre é aplicado um questionário que visa a avaliação do componente por parte dos discentes. Esse trabalho apresenta os resultados desta avaliação ao longo do período de 2005 a 2017. De acordo com os dados obtidos, através de aproximadamente 800 questionários respondidos pelos discentes, observa-se que o longo dos últimos 12 anos, a maior parte dos discentes (> 77%) considera que os objetivos do componente curricular Ciências do Ambiente vêm sendo atingido, confirmando-se que este componente é um caso de sucesso na Instituição. Os discentes avaliam ainda que tais conceitos são de fundamental importância para a condução de um processo de aprendizagem significativo, do futuro profissional dos engenheiros.

Avaliação discente. Ensino de Engenharia. Ciências do Ambiente
Voltar