1224
ENSINO DE MECÂNICA DOS MATERIAIS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E COMPETIÇÃO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ;
J?SSICA VICENTE LUIZ, ANA CAROLINA BRASIL DA SILVA, ALEXANDRE LUIZ PEREIRA, BRUNA BRITO FREITAS;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
As disciplinas iniciais em cursos de Engenharias, normalmente, são disciplinas teóricas e com pouca prática. Cabe ao professor buscar novas metodologias para uma maior motivação dos alunos. Na Engenharia Mecânica as disciplinas de Estática e Mecânica dos Materiais dão aos alunos um primeiro contato sobre dimensionamento de elementos para estruturas ou máquinas, porém ainda muitas vezes de maneira bem teórica. Diante disso, este artigo mostra um trabalho de extensão realizado no CEFET/RJ em 2017, no Campus Angra dos Reis, sobre Construção e Competição de Pontes de Palitos de Picolé, que teve como objetivo principal unir a teoria aprendida em sala de aula, com a prática. A metodologia adotada foi à construção de uma ponte feita de palitos de picolé. Nessa construção os alunos passam por muitas etapas de um projeto de engenharia: seleção de materiais, orçamento, desenhos do básico ao executivo, memórias de cálculos, montagem de especificações técnicas e execução do projeto. Também foi aplicado um questionário para os alunos, com objetivo de avaliar o projeto, buscando sempre uma melhora para projetos futuros. Um dos resultados principais foi avaliar de maneira positiva que unindo a teoria aprendida em sala de aula com práticas e novas metodologias de ensino é um agente motivador para os alunos. Neste trabalho de extensão chegamos numa conclusão, que os alunos procuram desafios para uma primeira experiência em engenharia, aliando o ensino com a prática.
Metodologia do ensino, Mecânica dos materiais, Ponte de palito de picolé