Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1220

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROBLEM-BASED LEARNING ¬ (PBL) NA DISCIPLINA DE "OBRAS DE TERRA": CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

Alison Klein, Bruno Sucharski, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) apresenta-se como um método de ensino em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Por meio da investigação o aluno transfere-se da condição de receptor do conhecimento a protagonista do próprio aprendizado. Essa pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas, também conhecida pelo termo em inglês Problem-Based Learning ¬(PBL) na disciplina Obras de Terra, inserida na matriz curricular dos cursos de graduação em Engenharia Civil. Consiste num estudo de caso envolvendo a referida disciplina e utiliza ainda, de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória. O referencial teórico tem por base os estudos de Bazzo (2008) e Ribeiro (2008).

Prática pedagógica. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino de Engenharia.
Voltar