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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMOTOR STIRLING COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA TERMODINÂMICA;
Diandra Caroline Xavier Silveira de Melo, Felipe Pinheiro Maia, Gabriel Ivan Medina Tapia;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Este artigo apresenta a aplicação de trabalhos práticos como instrumento inovador no
processo de aprendizagem e elucidação de conteúdo teórico para alunos de engenharia. O seguinte
estudo baseia-se na proposta de projeto destinada aos componentes curriculares Termodinâmica I
e II, pertencentes ao curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFRN. O projeto consiste
na construção de um motor Stirling caseiro pelos discentes. Os trabalhos submetidos para os
períodos letivos de 2017.1 e 2017.2 foram avaliados pelo projeto de monitoria das disciplinas, com
base em três produtos principais: modelo CAD completo, vídeo de construção e apresentação do
motor e trabalho escrito. Por parte dos discentes, a construção do motor Stirling foi realizada com
materiais acessíveis e de baixo custo, e os dados experimentais de desempenho foram obtidos
utilizando diferentes instrumentos de medição. Analisando os resultados obtidos, na forma de
relatórios e vídeos, concluiu-se que a aplicação de um projeto prático melhorou o entendimento de
conceitos da Termodinâmica - como Trabalho, Calor, Ciclo de Carnot, Fluido de Trabalho e
Irreversibilidades, como consequência da dinamização do processo de aprendizado. Além disso,
observou-se o desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão do projeto, solução de
problemas e trabalho em equipe, essenciais a qualquer engenheiro, e de noções de metodologia
científica, traduzida em obtenção de resultados a partir de métodos bem definidos.
Projeto Prático, Termodinâmica, Motor Stirling.