Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1219

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMOTOR STIRLING COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA TERMODINÂMICA;

Diandra Caroline Xavier Silveira de Melo, Felipe Pinheiro Maia, Gabriel Ivan Medina Tapia;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este artigo apresenta a aplicação de trabalhos práticos como instrumento inovador no processo de aprendizagem e elucidação de conteúdo teórico para alunos de engenharia. O seguinte estudo baseia-se na proposta de projeto destinada aos componentes curriculares Termodinâmica I e II, pertencentes ao curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFRN. O projeto consiste na construção de um motor Stirling caseiro pelos discentes. Os trabalhos submetidos para os períodos letivos de 2017.1 e 2017.2 foram avaliados pelo projeto de monitoria das disciplinas, com base em três produtos principais: modelo CAD completo, vídeo de construção e apresentação do motor e trabalho escrito. Por parte dos discentes, a construção do motor Stirling foi realizada com materiais acessíveis e de baixo custo, e os dados experimentais de desempenho foram obtidos utilizando diferentes instrumentos de medição. Analisando os resultados obtidos, na forma de relatórios e vídeos, concluiu-se que a aplicação de um projeto prático melhorou o entendimento de conceitos da Termodinâmica - como Trabalho, Calor, Ciclo de Carnot, Fluido de Trabalho e Irreversibilidades, como consequência da dinamização do processo de aprendizado. Além disso, observou-se o desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão do projeto, solução de problemas e trabalho em equipe, essenciais a qualquer engenheiro, e de noções de metodologia científica, traduzida em obtenção de resultados a partir de métodos bem definidos.

Projeto Prático, Termodinâmica, Motor Stirling.
Voltar