Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1216

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO COM UMA VARIÁVEL REAL;

Wilson Carlos Eckl, Tânia Baier;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Neste artigo inicialmente são apresentados aspectos históricos da criação da área da matemática hoje denominada Cálculo Diferencial e Integral focando as dificuldades encontradas por importantes cientistas nas justificativas formais dos métodos por eles criados. Em seguida, é apresentado o conceito de obstáculo da experiência primeira segundo Gáston Bachelard e são abordados temas relacionados com a utilização de tecnologias no mundo da educação. Considerando as dificuldades encontradas pelos estudantes particularmente no entendimento de limite de uma função, um conceito fundamental do Cálculo Diferencial e Integral, e refletindo sobre a prática docente na busca de alternativas pedagógicas, no texto são apresentadas atividades didáticas que podem contribuir para o entendimento do conceito de limite de uma função com uma variável real.

Limite de uma função. Obstáculos Epistemológicos. Estratégia pedagógica.
Voltar