Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1215

INTERAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ENGENHARIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA;

Juarez Ramos da Silva, Luana de Carvalho Ribeiro Simão, Jhonnes Alberto Vaz, Cleber Ferrão Corrêa, Marcia Aps;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O atual panorama do ensino de Engenharia no Brasil exige que o perfil do egresso seja claro e as competências e habilidades a serem contempladas nos projetos pedagógicos dos cursos estejam definidas. Nesse sentido, há uma preocupação das instituições em propor atividades que atendam a essas exigências, atividades essas que abordam e incorporam a teoria na prática vêm se mostrando uma ferramenta eficiente no processo ensino-aprendizagem, pois, além de desenvolver determinadas habilidades e competências, motiva os alunos no curso e as habilidades para realizar atividades em grupos. Novas técnicas de ensino, como as metodologias ativas, são cada vez mais aplicadas e incorporadas nas aulas. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de prática pedagógica que vem sendo utilizada no componente curricular de Resistência dos Materiais, em Cursos de Engenharia, por meio da realização de um projeto denominado como: "ponte de macarrão". Neste projeto os alunos, sob a supervisão e orientação do Professor, trabalham em grupos e utilizam da teoria para projetar e dimensionar uma estrutura de ponte em macarrão. Após projetarem e executarem a estrutura, os grupos participam de uma competição onde a estrutura da ponte que resistir ao maior esforço de solicitação de carga vence o certame. Esta atividade permite aos alunos uma interação da teoria na prática, identificando os conceitos necessários para que um elemento estrutural resista ou não a uma determinada situação. Como se trata de um concurso, onde existe um vencedor, os alunos se sentem motivados a desenvolver competências e habilidades desenvolvendo o conhecimento.

Metodologias Ativas. Ensino Aprendizagem. Resistência dos Materiais.
Voltar