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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTEORIA, PRÁTICA E VIVÊNCIA: A TRÍADE DO TRABALHO DO ENGENHEIRO-PROFESSOR;

Liane Velloso Leitão, RODOLFO DANTAS SILVA;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[61] 04.4. Capacitação docente

O presente trabalho analisa, sob a ótica da Linguística Aplicada, o texto proveniente de uma entrevista com um engenheiro-professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, objetivando identificar como a teoria, a prática e as suas vivências como aluno e como engenheiro-professor constroem seu agir docente. Este estudo encontra seu embasamento teórico nas propostas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999,2006, 2008), nas reflexões sobre o trabalho de Mayen (2016) e nos saberes docentes propostos por Tardif (2014). Para fundamentar a interpretação dos dados, utilizamos três conteúdos temáticos como categorias de análises: formação do engenheiro-professor, experiências para o aluno e experiências do engenheiro-professor. Os principais resultados apontam para: a necessidade de uma permissão para a entrada no mundo do engenheiro-professor pelos profissionais de áreas voltadas para a docência, a compreensão do seu trabalho a partir do contexto de atuação, a valorização dos saberes construídos ao longo da sua vida como um caminho para diminuir a distância entre professor e alunos e a importância de reflexões sobre a sua experiência como discente e agora, como docente.

Linguística Aplicada. Interacionismo sociodiscursivo. Engenheiro-professor. Trabalho docente.
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