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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA;

Luan Matheus Moreira;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[74] 08.1. Relato de experiências

As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os estudantes se inserem na teorização e constroem novos elementos - ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Quando acatadas e analisadas as contribuições dos estudantes, valorizando-as, são estimulados os sentimentos de engajamento, percepção de competência e de pertencimento. O objetivo deste trabalho é de investigar a eficiência na utilização de Atividades Baseadas em Problemas na unidade curricular de "Resistência dos Materiais 1", do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS. Observou-se que 94% dos estudantes recomendam que as "atividades baseadas em problemas" devem ser utilizadas em outras unidades curriculares do curso, 87% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" despertaram maior interesse pelas aulas e contribuíram para seu aprendizado e 88% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" proporcionaram o desenvolvimento de habilidades como proatividade, criatividade e visão crítica. Desta forma, conclui-se que o modelo pedagógico proposto - incorporando-se o PBL - demonstrou-se de grande valia para o processo de ensino/aprendizagem do curso técnico em edificações do IFMS.

Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem.
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