Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1200

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS TECNOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES;

LEONETE CRISTINA DE ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS SILVA, Valdemir Praxedes da Silva Neto, Erica Natasche de Medeiros Gurgel Pinto;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

No contexto desafiador da docência do ensino superior na engenharia, foi escolhida a metodologia de aprendizagem ativa "Mapa Conceitual" para utilização no ensino da disciplina de Tecnologia das Edificações, para alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil em uma universidade pública no semiárido nordestino. Essa metodologia baseia-se na aprendizagem significativa do aluno e, devido a sua flexibilidade, pode ser empregada em várias situações do ensino. Nesse caso, foi utilizado como recurso de aprendizagem para o conteúdo de "Fundações e Contenções" e como processo de avaliação para o conteúdo "Alvenaria de Vedação de Blocos Cerâmicos", numa mesma turma, em dois semestres consecutivos. Os mapas foram analisados em função do atendimento das expectativas do professor dos conceitos a serem trabalhados e das relações entre eles, da escolha do tipo de mapa e da apresentação gráfica a partir do uso do CMapTools. Os tipos mais empregados foram teia de aranha e hierárquico, respectivamente. A maioria dos mapas foram considerados BONS e apresentaram resultado gráfico satisfatório com emprego da ferramenta indicada.

Aprendizagem ativa. Tecnologia das construções. Ensino de engenharia.
Voltar