Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


120

AVALIAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A PARTIR DOS EGRESSOS;

William Wendel Richardson de Souza Junior, João Marques de Melo Filho, ANGELO ANTÔNIO MACEDO LEITE;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[5] 02.1.  Projeto Pedagógico de Curso

O bom desempenho profissional de um Engenheiro de Produção depende do processo de aprendizagem no seu ciclo de crescimento na graduação e desenvolvimento de atividades dentro da universidade, além de cursos profissionalizante de pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros. Na graduação, o processo de ensino x aprendizagem é construído pelo Projeto Pedagógico do Curso. Este artigo tem o objetivo de analisar e descrever como está estruturado o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UNIVASF a partir de opiniões obtidas junto aos egressos do curso e suas experiências no mercado de trabalho. A metodologia de pesquisa foi descritiva e quantitativa, através de um modelo informacional, com a quantificação das opiniões subjetivas dos profissionais de Engenharia de Produção formados na instituição em estudo. Os resultados mostram baixo desempenho de disciplinas ou metodologias de ensino, bem como experiências práticas, no desenvolvimento profissional dos egressos. O tempo de existência do curso e da instituição, além da baixa absorção e visibilidade do mercado para este profissional, têm substancial participação nesses resultados, sendo necessário mais tempo de observação e conhecimento, principalmente no vale do São Francisco, sobre os benefícios trazidos do PPC aos Engenheiros de Produção.

PPC, Engenharia de Produção, Egressos
Voltar