Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1199

CURSO DE PROTOTIPAGEM COM ARDUÍNO VOLTADO A ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DA COMPUTAÇÃO COMO OBJETIVO DE REDUZIR A EVASÃO E AUMENTAR O CONTATO COM A ROBÓTICA;

Adriel de Oliveira Freitas, Samira Araujo dos Santos, Marcus Vinícius Timbó Parente de Sousa, Vandilberto Pereira Pinto, Jermana Lopes de Moraes, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

Atualmente nas universidades brasileiras, particularmente nos cursos de tecnologia ainda é notório o forte prevalecimento da técnica de ensino-aprendizagem baseando-se simplesmente no repasse de conhecimentos por parte do professor ao aluno, o que torna o processo de aprendizagem mecanizado. Os alunos necessitam de formas de aprendizado que relacione os conteúdos teóricos abordados em sala de aula com aplicações práticas, principalmente nos cursos de engenharia, pois é notório o alto índice de evasão de alunos devido ao grande número de disciplinas de cálculo, física e lógica de programação que definem os dois primeiros anos. Diante desse cenário o presente trabalho visa introduzir aplicações gerais de prototipagem com Arduíno com o objetivo de dinamizar as técnicas de ensino-aprendizagem e também incentivar os alunos dos cursos de engenharia elétrica e de computação da Universidade Federal do Ceará-Campus de Sobral a optarem por campos de atuação na área de robótica, automação e controle.

Prototipagem, Ensino, Aplicação, Engenharia, Motivação.
Voltar