Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1190

ENSINO HÍBRIDO COMO ESTRATÉGIA CONTEMPORÂNEA PARA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

Mairlos Parra Navarro, Angelo Eduardo Battistini Marques;

COBENGE18

[19] 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[71] 07.1. Formação mediada por tecnologia

A sociedade continuamente vem se alterando e, de tempos em tempos, os cursos superiores necessitam atualizações e revisões, de forma a se adequarem às novas realidades. Essas alterações podem ocorrer tanto no âmbito de conteúdos como nas formas de abordagem com os alunos. Com os cursos de engenharia não é diferente, algumas dessas novas realidades demandadas pela sociedade passam pela fluência e letramento digital que podem ser entendidos como a capacidade dos alunos de conhecer e utilizar informações, mídias e tecnologia nas diversas situações apresentadas. Na sua vida cotidiana, tanto em questões e interesses individuais, como nas profissionais e também nas demais situações de interação social as pessoas utilizam tecnologias, redes sociais e conteúdos disponíveis on-line. Então é de se esperar que a escola também deva se apropriar dos mesmos meios e práticas, em algum nível, para ser mais efetiva em seu papel de educar. Existem muitos entendimentos e mais ainda formas de incluir estes elementos na educação do engenheiro. Este artigo apresenta uma destas possíveis soluções, baseada nas práticas adotadas na Universidade São Judas Tadeu, ao promover aulas na modalidade de ensino híbrido por acreditar que essa proposta se aproxima da forma como as pessoas já atuam em suas vidas privadas.

Ensino Híbrido. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Educação em Engenharia
Voltar