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DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE ENGENHARIA E AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE CONFORTO HUMANO DE PASSARELAS DE PEDESTRES;
IRWING AGUIAR RIBEIRO DA SILVA, JOS? GUILHERME SANTOS DA SILVA;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Este trabalho de pesquisa apresenta como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino de engenharia, com base na utilização de um programa computacional a ser empregado para o ensino nos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil, e profissionais projetistas de estruturas. Assim sendo, o programa HCPF foi desenvolvido para permitir a análise estrutural e avaliação dos níveis de conforto humano de passarelas de pedestres, segundo as metodologias de projeto propostas nos guias internacionais HIVOSS [Human Induced Vibration of Steel Structures] e SÉTRA [Assessment of Vibrational Behaviour of Footbridges under Pedestrian Loading], objetivando o ensino de engenharia, de maneira prática e automatizada. O desenvolvimento de aplicativos computacionais é de grande relevância, no sentido de permitir aos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FEN/UERJ, compreender com maior clareza todos os parâmetros físicos envolvidos com o comportamento e a análise estrutural; e, em particular, a avaliação dos níveis de conforto humano sobre o projeto de passarelas de pedestres. Esta foi a principal motivação para o desenvolvimento deste aplicativo computacional, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, PGECIV/FEN/UERJ, de modo a estimular e motivar os alunos de graduação e de pós-graduação para o estudo e análise desse tipo de problema.
Ensino de engenharia, Passarelas de pedestres, Conforto humano.