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BENEFÍCIOS DO ESTÁGIO-DOCÊNCIA PARA O ESTUDANTE DE MESTRADO ACADÊMICO E PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR;
FRANCISCO MADEIRO BERNARDINO JUNIOR, MARIA DE LOURDES MELO GUEDES ALCOFORADO, SERGIO CAMPELLO OLIVEIRA;
O Estágio-Docência representa, em muitos casos, a primeira ou até mesmo a única experiência didática dos estudantes de pós-graduação no Brasil. Em princípio o Estágio-Docência é obrigatório apenas para os bolsistas CAPES, contudo muitos programas tornam a atividade obrigatória para todos os estudantes. Este artigo apresenta um apanhado e uma análise das opiniões de docentes e discentes acerca do Estágio-Docência, sua importância, principais práticas e visão de ambas as partes sobre as atividades desenvolvidas e sua contribuição na formação. A análise preliminar descrita neste artigo demonstra que há grande variedade das práticas adotadas e do entendimento dos limites permitidos para a atividade. A partir dos dados coletados será possível uma intervenção por parte da coordenação do programa de pós-graduação a fim de padronizar as atividades, estabelecer de maneira mais clara os limites e atuar de modo a tornar a atividade mais proveitosa e exitosa para professores, estudantes de pós-graduação e alunos das disciplinas envolvidas.
Estágio-Docência, práticas didáticas