Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1181

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTUITIVA PARA ESTIMULAR O INTERESSE DE ESTUDANTES DE UMA PERIFERIA PARAENSE POR CURSOS DE ENGENHARIA;

Esteferson Santana Quadros, Humberto Assis Damasceno, ANGELA VILHENA DIAS;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[75] 08.2. Formas de despertar vocações

Este trabalho se enquadra na área de Interação com o Ensino Médio e apresenta de forma clara as experiências obtidas no decorrer do projeto de extensão "Minicurso de Linguagem de Programação Intuitiva Scratch". O projeto aqui relatado foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Alexandre Zacharias de Assumpção, localizada no bairro do Guamá na cidade de Belém/PA. Se trata de uma escola localizada em uma periferia paraense onde a vulnerabilidade socioeconômica é conhecida pela população de Belém/PA. Dentre os objetivos proposto pelo projeto, pode-se citar o de estimular os estudantes da comunidade periférica a se interessarem por cursos de engenharia ou área de tecnologia por meio do ensino de linguagem de programação Scratch - uma ferramenta visual e virtual que faz uso de blocos intuitivos e divertidos que dizem aos computadores que tarefa realizar. Além desse, e não menos importante, pode-se citar ainda o de promover a inclusão social a partir da inclusão digital, ampliar e estimular a capacidade do raciocínio lógico e da tomada de decisão.

Linguagem de programação Scratch. Programação intuitiva. Periferia paraense.
Voltar