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Artigo


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CAPACITAÇÃO DOCENTE E A PERSONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA ESTRUTURAL NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

GERSON CENDES SARAGOSA;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[61] 04.4. Capacitação docente

A principal fonte de aprimoramento no mundo globalizado é a relação que existe entre seus atores e a busca desses por novos patamares de conhecimento. Além disso, o modo como esses conhecimentos são alcançados e transmitidos tem importância fundamental no tempo e no espaço. Dessa forma, o ambiente da universidade torna-se propicio para a discussão e a disseminação de processo de formação do indivíduo que deseja participar de forma ativa das mudanças contemporâneas. O objetivo desse estudo é demonstrar por meio de revisão da literatura que as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a capacitação pedagógica de docentes e ao mesmo tempo personalizar o ensino-aprendizagem de engenharia de estruturas. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Os resultados da revisão da literatura evidenciam que existem vários trabalhos e pesquisas que apontam para evidenciais sobre o uso das tecnologias no contexto da capacitação docente e no processo de ensino-aprendizagem. A principal conclusão desse estudo é que as tecnologias de informação e comunicação devem ser entendidas como parte de um processo de mudanças e de um cenário globalizado no ensino-aprendizagem de engenharia de estruturas.

Ensino de engenharia, Capacitação docente, Construtivismo, Tecnologias.
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