Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


118

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS A PARTIR DA INTERAÇÃO HÁPTICA: ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS AVANÇOS PEDAGÓGICOS;

Daniel Cortinovis, Luciano Andreatta Carvalho da Costa;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[25] 07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

Este artigo apresenta um método alternativo de ensino desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto (FEUP), envolvendo o ensino da engenharia e da ciência dos materiais. Este método consiste em envolver o aluno em problemas práticos nos ensaios de tração e compressão dentro da sala de aula, utilizando um háptico desenvolvido para simular estes ensaios. O método baseado em problemas e desenvolvido a partir da simulação dos ensaios de tração e compressão foi aplicada a uma turma de física 3 da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Neste artigo é apresentado o desenvolvimento da aplicação do método, assim como uma análise estatística do mesmo utilizando o teste de Wilcoxon, comparando o desempenho inicial do aluno com os desempenhos ao longo das atividades aplicadas e uma prova final para testar o conhecimento dos alunos. O objetivo deste artigo e das atividades é propor novos métodos eficientes no ensino da engenharia assim como melhora-los, promovendo problemas práticos dentro da sala de aula de fácil aplicação e baixo investimento, assim como promover o interesse do aluno e melhorar seu desempenho e conhecimento final do assunto.

Interação háptica com realidade virtual; Educação; Engenharia; Resistência dos Materiais.
Voltar