Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1178

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MINDSET DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO;

Jalberth Fernandes de Araujo, Izadora Soares Cardoso, Ariadne Caroline Silva Guedes;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Inúmeras pesquisas indicam que as exigências com relação aos profissionais de engenharia estão cada vez maiores e que é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo para que os estudantes consigam ter as habilidades que o mercado de trabalho exige. O papel do professor é de fundamental importância para que não existam problemas no ensino e na aprendizagem, já que eles impactam diretamente na experiência de aprendizagem dos estudantes universitários. Com o uso de metodologias baseadas no processo de aprendizagem, mindset de crescimento e aprendizagem significativa, a experiência de aprendizagem e, consequentemente, o ensino e a aprendizagem nos ambientes educacionais podem ser melhorados. Neste trabalho é mostrada uma metodologia capaz de melhorar o ensino e a aprendizagem dentro das universidades. A metodologia é baseada no uso do processo de aprendizagem, mindset de crescimento e aprendizagem significativa, e ela foi utilizada na Universidade Federal de Campina Grande, em uma disciplina da grade curricular do curso de Engenharia Elétrica, por um período de 1 ano. Foi analisado o feedback dos estudantes para comprovar a efetividade da metodologia empregada. Com uso da metodologia foi possível observar que a relação professor-aluno, motivação, ensino, aprendizagem e engajamento dos estudantes e do professor melhoraram.

Processo de aprendizagem, Mindset de crescimento, Aprendizagem significativa, Experiência de aprendizagem
Voltar