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Artigo


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ERROS E OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE APLICAÇÕES DE DERIVADAS PARCIAIS SOB O OLHAR DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL DO IFBA/EUNÁPOLIS;

Celso Eduardo Brito, Eric Oliveira Santos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Nessa pesquisa, expomos uma abordagem metodológica da análise de erros, como proposta de ensino e de aprendizagem de conteúdos relativos ao Cálculo Diferencial e Integral. O objetivo principal é investigar e analisar os erros e obstáculos sob o olhar discente, em um grupo de estudantes do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, no semestre letivo de 2017.1, em relação a sua aprendizagem dos objetos matemáticos referentes às aplicações de derivadas parciais. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa construtivista, com base nas análises das produções escritas dos discentes, a partir de uma categorização de erros preestabelecida pelo docente, foi possível verificar as dificuldades que os discentes encontravam relativas aos erros e obstáculos, no que diz respeito aos objetos matemáticos investigados. Abordamos por fim, nas conclusões, os resultados positivos que esta metodologia proporciona ao estudante, através de alguns depoimentos dos discentes e verificações do docente.

Análise de Erros e Obstáculos. Aplicações de Derivadas Parciais. Engenharia Civil.
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