Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1171

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMROPE: UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

André Luiz Maciel Santana, Andre Luis Alice Raabe, Felipe Teixeira de Souza, Rodrigo Ramos Martins, Luis Felipe Maciel Santana;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo apresenta os principais resultados de ensino, pesquisa e extensão que foram obtidos com o Projeto RoPE (Robô Programável Educacional). Como resultado para a comunidade, o brinquedo permitiu a entrega de cerca de 30 unidades para os centros de educação infantil do município de Balneário Camboriú, afetando mais de 1000 crianças, educadores e formadores da rede pública de ensino. Os resultados de pesquisa permitiram inovações no processo de produção e dimensionamento de componentes do brinquedo, divulgação em congressos da área de computação e engenharia, aprimoramento das habilidades técnicas dos estudantes de graduação, o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à robótica educacional e o desenvolvimento de metodologias de ensino de engenharia para educação infantil. Por fim, acredita-se que ao integrar ensino, pesquisa e extensão é possível aprimorar o processo de criação de novas tecnologias e ao mesmo tempo diminuir a distância entre a acadêmica e a comunidade.

Brinquedo de Programa, Ensino de Engenharia, STEM, Pensamento Computacional
Voltar