Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1169

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRESPOSTA DO ESTUDANTE À MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE POSITIVO;

Carlos Alberto de Moraes Vasconcellos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O estudo da modelagem da informação da construção (BIM) tem sido introduzido nos cursos brasileiros de engenharia civil e arquitetura de diversas formas: em disciplinas obrigatórias isoladas, disciplinas optativas, projetos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso (TCC), em atividade curricular ou extracurricular, entre outras. No curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo, em 2017, o aluno teve acesso à formação em BIM em disciplina optativa no último ano do curso, em projeto de extensão ou participando do TCC na área. Este trabalho apresenta a resposta destes alunos sobre a grade curricular do curso e sua formação, como forma de subsidiar propostas de melhorias para o curso. 66,7% dos alunos disseram ter uma melhor compreensão de projetos e etapas construtivas após envolvimento com BIM na universidade. 68,4% deles disseram que não sentiriam dificuldade se participassem destas atividades no segundo ano do curso, o que leva à proposta de oferta da disciplina optativa já no segundo ano do curso. Segundo os alunos, as disciplinas Desenho Técnico, Construção Civil, Estruturas de Concreto e Instalações Prediais têm maior potencial para receberem inserção de aspectos do BIM.

Modelagem da Informação da Construção, BIM, Ensino, Engenharia.
Voltar