Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1158

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR OUTROS PAÍSES NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA DOS FUTUROS ENGENHEIROS;

Gesinaldo Santos, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O empreendedorismo corrobora como fator preponderante para o crescimento econômico, tornando relevante a preocupação com o seu ensino e formação do perfil empreendedor. Diante disso, este artigo tem por objetivo pesquisar trabalhos internacionais que almejam avanços na formação empreendedora dos futuros engenheiros. Para tanto, foi utilizado uma Revisão Bibliográfica Sistematizada (RBS), que inicialmente localizou artigos em 20 bases de dados, porém, após a filtragem de busca de artigos, fundamentada em conteúdos internacionais, corte temporal, palavras-chave, conformidade do título e resumo, chegou-se a 119 artigos em 7 bases de dados, no qual 11 artigos foram selecionados e concernentes com o enfoque da pesquisa. Como resultado, analisaram-se várias preocupações explicitas de países europeus, africanos e asiáticos na formação empreendedora dos engenheiros, sendo enfoques em áreas diferentes como desenvolvimento do perfil empreendedor, mapeamento de lacunas de aprendizagem, nível de comprometimento, estilos cognitivos, confronto do tradicionalismo empreendedor e comparação entre comercialização de tecnologia.

Ensino. Empreendedorismo. Revisão Bibliográfica Sistematizada. Trabalhos Internacionais.
Voltar