Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1156

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS INOVADORA DE APRENDIZAGEM: A DISCIPLINA DE PROJETOS 3 DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA;

Simone Ramires, Thiago Vianna Rigatto, Marcos Maragno Fernandes;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A disciplina de Projetos 3 do Curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS auxilia o acadêmico interagir com outras áreas de conhecimento, buscar alternativas para os problemas apresentados, visando intervenção, melhoria contínua e, propor soluções de sustentabilidade, onde o objeto é a utilização de recursos já existentes ou aprimora-los.Nesse sentido a disciplina tem como objetivo de tentar solucionar a lacuna entre o conhecimento teórico isolado aplicado no modelo de ensino atual, e a necessidade do aluno de obter um modelo mais prático onde o conhecimento específico se encaixa em uma sequencia lógica de forma a desenvolver a solução de problema real surge a importância da interdisciplinaridade.Com o surgimento de novas tecnologias, fica evidente a utilização de ferramentas que propiciem o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, associar disciplinas que tem como histórico serem isoladas e, assim possibilitar que trabalhem conjuntas, realizar momentosde integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos são raríssimos ou inexistentes.Ainda, sobre a disciplina a mesma propôs soluções de problemas no quarteirão da Escola de Engenharia - QEE, como por exemplo, segurança, geração de energia, áreas verdes, iluminação, entre outros, possibilitando, desta forma inferir pontos que necessitam de atenção.

Sustentabilidade, Aprendizagem Ativa, Tecnologias
Voltar