1154
ESTUDO DA EFICÁCIA DA VISITA TÉCNICA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP;
NAYARA RILLA DE SOUZA MACHADO, JOS? FERNANDO MIRANDA, B?RBARA DORNELAS DE ASSIS, ADILSON CURI, JULIANO TESSINARI ZAG?TO;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Os procedimentos práticos das disciplinas profissionalizantes do curso de engenharia de minas são o enfoque de inúmeras disciplinas nas 28 instituições de ensino do país, abordadas neste estudo. Na maioria destas, as aplicações práticas das atividades e dos procedimentos inerentes aos assuntos abordados em sala de aula podem ser vivenciados nas empresas, mediantes visitas técnicas. Atualmente, estas visitas não estão atendendo inteiramente as expectativas das disciplinas, uma vez que as empresas vêm oferecendo uma visita mais teórica - nos auditórios e, no campo - uma visão mais geral da mina, em função da questão de normas de segurança interna. Este modelo de visita vem sendo denominado no meio acadêmico de "visita de mirante". Decorrente dessa prática, grande parte dos alunos chega ao fim da graduação sem obter a visão prática necessária para iniciar o trabalho em uma mina. 100% dos ex-alunos consultados afirmam que a visita técnica é uma ferramenta importante para o aprendizado e 51,4% admitem ter adquirido novos conhecimentos além dos ensinados em sala de aula. Considerando que a finalidade de uma visita técnica é levar os alunos até os locais onde ocorrem os processos principais das atividades abordadas nas salas de aula, como parte complementar de uma boa formação profissional, este trabalho objetivou avaliar a realização destas visitas, nas disciplinas do curso de engenharia de minas da Escola de Minas de Ouro Preto, e discutir propostas de melhorias para aumentar a eficiência desta metodologia de ensino-aprendizagem.
Visita técnica, Engenharia de Minas, Ensino, Eficiência, Aprendizagem.