Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1149

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA BUSCANDO MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO E DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR;

Yussef Parcianello, Dalton Luiz Lemos II;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho configura-se como um estudo de caso que explora as possibilidades e desafios que envolvem a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial a Realidade Aumentada (RA), como instrumento de promoção do engajamento de alunos no ensino de desenho técnico e desenho assistido por computador. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a utilização de Realidade Aumentada em sala de aula, pesquisa esta que forneceu uma série de possibilidades e desafios que envolvem a utilização desta tecnologia na prática docente. Além disso, foram também realizadas análises comparativas de diferentes ferramentas de autoria, de diferentes softwares de Desenho Assistido por Computador CAD (Computer Aided Design) e de diferentes tecnologias de RA disponíveis na web, as quais subsidiaram as escolhas realizadas nesta pesquisa. Este artigo contempla também reflexões sobre as possibilidades de uso das TIC e os desafios de sua utilização ao longo da realização desta pesquisa.

Realidade aumentada. Desenho técnico. Desenho assistido por Computador. Tecnologias da informação e comunicação.
Voltar