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A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;

Juarez Ramos da Silva, Irene Jeanete Lemos Gilberto;

COBENGE18

[19] 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[71] 07.1. Formação mediada por tecnologia

Resumo: O mundo em rede e as novas tecnologias ligadas à Internet estão reorganizando as formas de comunicação e estruturação da sociedade, aí incluída a educação. Nesse contexto, um estudo dos dados do MEC sobre a expansão dos cursos de Engenharia a distância no país sinaliza um cenário em que predomina a oferta de cursos nessa área por instituições privadas e que chegam a localidades distantes dos grandes centros e das capitais. Considerando a premência de formação de profissionais na área para atender as necessidades de infraestrutura e de expansão do mercado, a Educação a Distância propõe-se como uma alternativa para a formação desses profissionais. Este trabalho traz reflexões sobre resultados da pesquisa realizada sobre a expansão dos cursos de Engenharia na modalidade a distância, tomando como recorte as instituições privadas. Com base nos dados do Censo MEC de 2011-2012, os resultados apontaram que três, dentre as instituições privadas, detêm mais de 40% dos mais de um milhão e cem mil alunos, enquanto as instituições públicas têm 16,3% dos alunos. Com base nesses dados e em documentos sobre a educação a distância, o presente trabalho traz um estudo sobre o alcance nacional das diretrizes educacionais voltadas à expansão do ensino superior, especificamente, dos cursos de engenharia, considerando os aspectos que privilegiam o atendimento regional dessas instituições.

Palavras-chave: Educação a Distância 1. Cursos de Engenharia 2. Expansão do Ensino Superior 3. Políticas Educacionais 4.
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