Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1145

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS ENGENHARIAS - RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR;

Valéria Cristina Palmeira Zago, Elizabeth Regina Halfeld da Costa, Raphael T V Barros;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Os processos de ensino-aprendizagem na graduação devem ser modernizados, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de competências relacionadas à iniciativa, trabalho em equipe e resolução de problemas. O objetivo desse trabalho é descrever experiências com metodologias ativas em cur-sos de engenharias, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG, semestralmente são realizados pelos alunos projetos que envolvem interdisciplinarida-de, contato com a realidade social, proposição de resoluções técnicas e comunicação científica. Os relatos de experiência envolvem ali, as disciplinas obrigatórias "Introdução à Prática Experimen-tal", "Contexto Social e Profissional do Engenheiro ambiental e Sanitarista", "Saúde Ambiental", "Gestão de Resíduos Sólidos e Metodologia da Pesquisa". No curso de Engenharia Civil da UFMG, uma abordagem pedagógica semelhante tem sido usada na disciplina de "Gerenciamento de Resí-duos Sólidos Urbanos", proporcionando a exposição dos alunos a diferentes situações reais que, sintetizadas, aumentam a assimilação dos conteúdos, com melhoria no ensino, e colaboram com as comunidades envolvidas. Os resultados mostram-se positivos, ensejando a continuidade e o aperfei-çoamento das metodologias ativas. As oportunidades e os recursos pedagógicos dessas metodologi-as ensejam uma exposição dos alunos em geral, a uma problematização real ou simulada e, conse-quentemente, são submetidos a desafios. Estes desafios possibilitam que, os alunos, enquanto sujei-tos na busca de resoluções, elaborem relações entre teoria, abordada em sala de aula, e prática, promovendo um maior entendimento do papel do profissional na sociedade. Estes projetos desenvol-vidos pelos alunos, muitas vezes, estimulam o empreendedorismo.

Metodologias de ensino. Interdisciplinaridade. Projeto Investigativo.
Voltar