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DESEMPENHO ACADÊMICO E O SISTEMA DE COTAS: UMA ANÁLISE SOBRE O RENDIMENTO DOS ALUNOS COTISTAS E NÃO COTISTAS DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.;

Francisco José de Souza Júnior, Carlos Almir Monteiro de Holanda, Ricardo Brito Soares;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

O estudo investigou o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que ingressaram nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Para tal, foram avaliados nota de ingresso no curso, evasão e rendimento acadêmico. Os dados foram coletados após a conclusão do segundo semestre de 2017, com uma população de 1.853 discentes. Os resultados evidenciaram diferenças entre os discentes que ingressaram pela reserva de cotas e os que ingressaram pela ampla concorrência, nas três dimensões analisadas: notas de entrada, índices de evasão e rendimento acadêmico. O grupo de discentes cotistas apresentaram uma nota de entrada menor em todos os cursos pesquisados, taxas de evasão superiores e o Índice de Rendimento Acadêmico inferiores na maioria dos cursos, exceto nos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, quanto a evasão, e no curso de Engenharia Elétrica, quando se refere ao desempenho acadêmico.

Sistemas de cotas, ações afirmativas, desempenho acadêmico
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