Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1143

INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA DO ENSINO DE ENGENHARIA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE APRENDIZADO EM UMA INSTALAÇÃO PILOTO;

Elizabeth Regina Halfeld da Costa, Valéria Cristina Palmeira Zago, Wederson Nunes de Oliveira, Marcelo Coimbra Cristo Filho, Lohanne de Souza Ferreira Freitas, Priscila Vieira Oliveira e Silva, Diego Cunha Fidelis;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Os conhecimentos adquiridos ao longo de cursos de engenharia devem envolver a aplicação prática vivenciada pelos alunos. Muitas vezes os alunos manifestam-se desmotivados por não conseguirem visualizar como aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na função de engenheiro, para qual estão sendo formados, desta forma vão cursando as disciplinas cuja única aplicação prática é a resolução de problemas teóricos. A experiência prática desenvolvida com protótipos desde as disciplinas iniciais do curso de engenharia permite ao estudante conhecer, a metodologia de desenvolvimento de projetos de engenharia. A curiosidade científica e prática torna-se assim, um poderoso incentivo ao estudante. Este trabalho apresenta o resultado do aprendizado de alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG ao vivenciar problemas práticos existentes numa Instalação Piloto de tratamento de águas para abastecimento. O trabalho é parte integrante do programa tutorial institucional (PET- Ambiental) do CEFET-MG.

Instalação piloto. Tratamento de águas. Aprendizado teórico e prático. Programa PET.
Voltar