Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1141

Inovando o Ensino por meio da interdisciplinaridade: Desenvolvimento de uma rotina de programação, via MATLAB, para o estudo do mecanismo came seguidor;

Cádmo Augusto Rodrigues Dias, Claysson Bruno Santos Vimieiro, Luis Henrique Andrade Maia;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade e novas metodologias de ensino, para acompanhar o mundo atual, se apresentam como duas das maiores questões a serem resolvidas, atualmente, no ensino de Engenharia. Com o desenvolvimento de um algoritmo, com auxílio do software MATLAB R2016a, para a criação de projetos do mecanismo came seguidor, um dos pilares da Mecânica Clássica por integrar considerável gama de máquinas e equipamentos atuais, este artigo busca mostrar como a interrelação entre disciplinas é de fundamental importância e pode melhorar tanto o ensino quanto o aprendizado. Enquanto o professor pode tornar a explicação da disciplina mais clara e lúdica, simulando parâmetros em tempo real para explicações aos alunos, estes podem conferir exercícios e trabalhos de forma que o estudo seja realizado com maior autonomia, restando mais tempo para que outras questões sejam trabalhadas em sala de aula ao invés de gastar parte da mesma com esclarecimento de dúvidas. Utilizando conceitos de programação de computadores, conteúdo integrante do ciclo básico da maioria das ementas dos cursos de Engenharia no Brasil, e conceitos da cadeira de Cinemática dos Mecanismos, este trabalho busca mostrar que as duas questões inicialmente comentadas podem ser solução uma da outra quando desenvolvidas em paralelo e com determinada metodologia.

Algoritmos. Mecânica e Dinâmica das Máquinas. Interdisciplinaridade. MATLAB. Métodos de Ensino.
Voltar