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Artigo


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A PROBLEMATIZAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA: UM EXERCÍCIO EXTRAMUROS E EXTRAORDINÁRIO;

Marcello Silva e Santos, Mauro da Cruz Souza, Amanda Fortes Pereira, Beatriz Sílvia Amarante Araujo Henriques, Rondinele Soares de Paula;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A rápida evolução da sociedade ocorrida nas últimas décadas tem despertado o interesse cada vez mais acentuado sobre as possíveis metodologias e tecnologias educacionais para fazer frente às novas exigências de uma nova realidade e de um novo público. Com a internet banda larga, a consulta de terabytes de informação virou uma tarefa simples, de poucos minutos. Do mesmo modo, cresce o interesse pelas chamadas metodologias ativas, mas seriam as metodologias tradicionais "passivas"? A pesquisa no Google seria realmente mais eficaz que uma pesquisa numa biblioteca ou enciclopédia? Questionamentos como esses são importantes para o entendimento da evolução do processo de ensino-aprendizagem, enquanto prática efetiva de transmissão de conhecimento. Esse artigo apresenta um estudo de caso em que os alunos de uma turma de engenharia rompem os muros do campus e escolhem um local inusitado para desenvolver uma ação prática em Ergonomia, um conhecido bar localizado entre duas grandes instituições de ensino privadas no estado do Rio de Janeiro. O resultado mostrou que a interação do pesquisador-aluno com a fonte de seu aprendizado potencializa a compreensão e assimilação do conteúdo. A experiência, inicialmente prevista como parte integrante de uma disciplina do nono período no curso de Engenharia de Produção, ensejou uma pesquisa de um programa de mestrado, ora em andamento.

Aprendizagem Significativa; Problematização; Ergonomia.
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