Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1132

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: SABERES E VOCAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES.;

DANIEL MARTINS PAPINI MOTA, Juliana Silvestre Dos Santos, Dayse Nascimento Anselmo, Juliceli Márcia de Oliveira;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[75] 08.2. Formas de despertar vocações

Estimular os alunos do ensino médio para temas da ciência, despertar a vocação para carreiras científicas, com certeza não constituem uma tarefa fácil. Sendo assim, a educação do ensino médio vem sendo convidada a repensar sua forma de desenvolver os saberes dentro de uma sala de aula e também de lidar com conceitos e informações de maneira contextualizada, relacionada ao mundo real. O conhecimento científico não é algo desconectado. As disciplinas possuem utilidade social, econômica e política, estando presentes no cotidiano do aluno. O objetivo deste artigo é mostrar o resultado positivo, obtido a partir da utilização de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, onde é possível aliar teoria, prática, experimentações e interdisciplinaridade; tudo isto tendo o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, liderando a busca por conhecimento.

Interdisciplinaridade. Experimentação. Metodologia ativa. Aprendizagem.
Voltar