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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO E LEGO MINDSTORMS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL;

Marília Gabriela de Souza Fabri, José Augusto Fabri, Marcio Mendonca, Rodrigo Henrique Cunha Palácios, Lucas Botoni de Souza;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[74] 08.1. Relato de experiências

A cada ano, cai o desempenho do Brasil em competições internacionais de matemática. Esse trabalho visa inserir a Linguagem de programação Logo e LEGO® Mindstorms® para o ensino de matemática através de conceitos de geometria plana. Para isso, verificou-se a eficácia do uso de ferramentas lúdicas nessa área de ensino estabelecendo comparações do método utilizado nesse artigo com os pressupostos obtidos por Rubem Alves. A motivação dessa investigação é melhorar as competências matemáticas dos alunos por meio de técnicas intuitivas, como a Linguagem Logo, gerando motivação para o ensino e aprendizado. Para isso, o trabalho divide-se em duas fases: experimental, em que a Logo e os Mindstorms® para ensino de geometria plana foram aplicados a cinco alunos do ensino fundamental. Nessa fase, foram aplicadas duas avaliações formativas, uma antes e outra depois da aplicação dos conceitos propostos. Os resultados que as aplicações de conceitos introdutórios de programação e robótica apontam melhora significativa no aprendizado dos alunos, sugerindo fortes indicadores de que a proposta pode ser aplicada nos últimos anos do ensino fundamental

Ensino de Matemática. Ensino Fundamental. Geometria Plana. Mindstorms. Linguagem Logo.
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