113
Aprendizagem centrada no estudante como possibilidade para o aprimoramento do ensino de engenharia;
FABIO TELLES, MARIA CAROLINA FORTES, ALEXSANDER FURTADO CARNEIRO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O cenário global atual exige profissionais flexíveis e adaptáveis a mudanças, capazes de lidar com situações imprevistas e complexas, de lançar mão de diferentes recursos para avaliar e resolver problemas, de trabalhar de forma cooperativa e de estar em constante aprimoramento. Tais características são imprescindíveis para os engenheiros, tendo em vista sua atuação em um ambiente em constante transformação e com alto grau de tecnologia embarcada. O ensino de Engenharia deve estar apto a formar profissionais nesse contexto e a prática de transmissão de conteúdos não tem cumprido satisfatoriamente esses requisitos. Diante desse aspecto, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar a metodologia descrita como Aprendizagem Baseada em Problemas como possível método aplicado ao ensino de Engenharia, no intuito de verificar sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação do futuro engenheiro. Para isso, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como ferramenta de coleta de dados e de investigação. Como resultado, foi possível concluir que a Aprendizagem Baseada em Problemas tem um grande potencial no aprimoramento do ensino, com capacidade de ajudar a formar pessoas melhor preparadas para enfrentar os desafios profissionais do mundo globalizado.
Educação, Ensino de engenharia, Aprendizagem centrada no estudante, Aprendizagem baseada em problemas.