Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1129

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA PARA HUMANIZAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA;

Antonio Monferdini Netto, JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO, Estéfano Vizconde Veraszto, ELIANA ANUNCIATO FRANCO DE CAMARGO, Gilmar Barreto, JORGE CANDIDO, Patricia Aparecida Zibordi Aceti, Monica Luri Giboshi;

COBENGE18

[18] 06. Formação Cidadã

[70] 06.4. Mobilidade e acessibilidade

Este artigo apresenta um aplicativo, atualmente em fase de testes, que faz a leitura de códigos de barras em geral e os associa a informações de áudio cadastradas por indivíduo com deficiência visual. Por exemplo, o aplicativo pode cadastrar o código de barras de um medicamento, permitindo que o deficiente visual associe a este código, verbalmente, o respectivo nome do medicamento e o período e doses de uso. Funcionando como um "olho digital", o aplicativo pode atuar como uma interface genérica de integração entre o cego e objetos ao seu redor que possuam ou possam ser rotulados por códigos de barras. Neste sentido, o aplicativo tem potencial para aplicações em aulas práticas de ensino de ciências da natureza e também de engenharia. Tal possibilidade mostra que a ferramenta, como tecnologia assistiva, pode não só auxiliar na interação diária do indivíduo com deficiência visual e o meio, como também pode ser aproveitado em situações claras que envolvem processos de ensino. De toda forma, ambas possibilidades mostram a aproximação da engenharia com a realidade cotidiana, contribuindo para a humanização da área e para processos de inclusão social e educacional.

Formação em engenharia. Inclusão social. Inclusão digital. Deficiência visual.
Voltar