Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1123

ENSINO DE CONCEITOS;

LILIAN MARQUES SILVA, Eik Tenório, Volney Mattos de Oliveira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O presente artigo teve por finalidade aplicar a metodologia de ensino Project-Led Education (PLE). A implantação desta ferramenta vem sendo observada a cada ano e a cada nova forma de empregabilidade sempre visando à compreensão da importância de fenômenos, conceitos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos em sala de aula. Neste artigo abordou-se um estudo de caso usando como meta a implantação de um terminal rodoviário, com classificação D, considerando as carências de uma região urbana com relação ao transporte público e coletivo. Neste estudo de caso proposto no PLE levou-se em consideração a acessibilidade interna e externa do terminal, a localização do terreno (topografia, impactos na vegetação local, investimentos econômicos, impacto na capacidade das rodovias ao redor do terminal, impacto no serviço das rodovias do entorno, impacto na qualidade do ar do entorno), também, a criação de uma área para estacionamentos veiculares e a circulação de ônibus dentro e fora do terminal rodoviário. A proposta da metodologia de estudo contemplou a implantação de itens ecologicamente corretos no funcionamento diário do terminal, tais como, uso de energia solar, reaproveitamento da água de chuva, paredes verdes etc.

Ensino PLE; Mobilidade Urbana; Acessibilidade
Voltar