Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


112

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUM CONTO DE FADAS CHAMADO AVALIAÇAO DOCENTE;

Carlos Alberto de Almeida Vilela;

COBENGE17

[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia

[16] 04.4. Avaliação docente

A avaliação docente hoje amplamente utilizada nas universidades tanto públicas quanto privadas já faz parte da rotina administrativa de qualquer instituição. Uma ferramenta que em sua origem teve o nobre objetivo de auxiliar na melhoria acadêmica dos docentes hoje já não é mais vista desta forma por muitos docentes. Alguma coisa aconteceu no meio do caminho. Como qualquer pesquisa de opinião, ela pode ter em sua essência o mesmo Calcanhar de Aquiles que todas as outras, a hipótese de que os entrevistados estão sendo verdadeiros em suas respostas. Como garantir a qualidade da pesquisa e identificar se a mesma tem credibilidade ou não? Como identificar se ela foi induzida ou não? Decisões erradas podem ser tomadas se forem baseadas em informações que não representam a realidade. Este trabalho apresenta uma visão crítica não do mérito da avaliação docente, mas na forma e no rigor matemático que deve ter uma pesquisa desta natureza.

Avaliação docente, Análise estatística, Qualidade de pesquisa
Voltar