Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1118

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - PBL VISANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;

Bianca Lima e Santos Figueiredo, Ivonete Maciel Lima Oliveira, ALDI RUI MORAIS SILVA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Educar hoje torna-se um processo mais complexo porque a sociedade também é mais complexa, e inseridos nela perfis diferentes de educandos, com isso há a necessidade de inserir no processo educacional uma multiplicidade de artifícios pedagógicos. O aprender não significa mais a capacidade de repetir em provas o que o professor havia ensinado em aula. O presente trabalho visa demonstrar a aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem como forma de inserção de competências e habilidades para a conquista de aprendizagem significativa no ensino de Engenharia. Foi apresentado aos educandos um projeto que consistiu na criação de um robô, a execução do mesmo foi pautada na promoção de estudo de conceitos inter e multidisciplinares. A ideia principal foi a proposição da elaboração de um projeto e a construção de um experimento investigatório e exploratório na robótica onde a escolha dos elementos para criação de design e funcionalidade dos mesmos ficou a cargo dos educandos, porém as questões de locomoção, movimentação e desenho técnico deveriam ser relacionadas aos componentes curriculares que participaram do projeto. Este trabalho traz contribuições para o ambiente da pesquisa em metodologias ativas no ensino de Engenharia, colaborando para compreensão das formas de aplicação destas, da condução dos trabalhos e dos resultados esperados.

Aprendizagem baseada em problemas, Metodologias ativas, Robótica.
Voltar