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Artigo


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ANÁLISE DESCRITIVA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO CEFET-MG;

Valéria Cristina Palmeira Zago, Tereza Santos Teixeira, Elizabeth Regina Halfeld da Costa;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) corresponde a forma de avaliação final dos acadêmicos de ensino superior no Brasil. A compreensão de como os TCCs estão sendo realizados é imprescindível para o entendimento de aspectos relevantes no processo didático pedagógico, no desenvolvimento de competências e habilidades e possibilita o correto direcionamento de estratégias na construção de revisões, periodicamente necessárias, para adequações curriculares e atendimento às demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise descritiva dos TCCs defendidos pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do CEFET-MG. Foram consultados todos os TCCs defendidos entre 2014 e 2017, focando a identificação das variáveis: temática e origem de lotação dos orientadores (departamentos da própria instituição ou externos a ela). Para categorização da variável temática foram utilizadas os títulos e as palavras-chave dos resumos dos TCCs e, suas correlações com as Áreas do conhecimento da Engenharia Sanitária, do CNPq. Os TCCs produzidos entre 2014-2017 refletem a proposta do Projeto Pedagógico do Curso, pois denota a multiplicidade de temáticas e a interdisciplinaridade dos orientadores, englobando equitativamente as duas grandes áreas de formação do profissional, ou seja, Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária. Entretanto, há uma lacuna das temáticas ligadas à Engenharia Ambiental, na Tabela de "Áreas do Conhecimento" do CNPq.

Temática. Orientadores. Áreas do conhecimento. Formação profissional. Pesquisa.
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