Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1116

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DO MATHCAD COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA MECÂNICA DOS SÓLIDOS;

Gabriella Darold Vieira, Pedro Henrique Gama Neiva, André Luís da Silva Batista, Leandro Pantoja Paranhos, Plinio Glauber Carvalho dos Prazeres;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O estudo da Mecânica dos Sólidos é uma das bases na formação curricular de engenheiros de diversas especialidades, de modo que é matéria obrigatória na grade curricular de vários cursos de engenharia. Como a Mecânica dos Sólidos apresenta um considerável rigor matemático no desenvolvimento de seus conceitos físicos, ao seu aprendizado são impostas barreiras aos estudantes. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo contribuir para o ensino da Mecânica dos Sólidos na graduação de Engenharia Civil, por meio do desenvolvimento de planilhas de cálculo de exercícios no software MathCad, que auxiliassem os alunos na resolução de exercícios. Inicialmente, o tópico escolhido para a aplicação da metodologia foi a Flexão. A metodologia do trabalho foi dividida em duas etapas: revisão bibliográfica, em que foram consultados os principais livros sugeridos na ementa da disciplina, sendo realizado um levantamento dos exercícios mais frequentes e importantes no ensino da Flexão Reta; e desenvolvimento das planilhas, criando um padrão de três tópicos, que são: 1) Determinação das propriedades geométricas da seção transversal, 2) Cálculo de momentos fletores em seções de interesse e 3) Cálculo de tensões normais. Para verificar se as planilhas estavam realizando os cálculos corretamente, foram selecionados exercícios do livro Resistencia dos Materiais (Hibbeler, 2010), que foram resolvidos através das planilhas desenvolvidas e posteriormente comparados com os resultados apresentados pelo livro. No estudo apresentado, comprovou-se a eficiência das planilhas quanto a apresentar soluções corretas às questões propostas, ratificando assim, que a ferramenta elaborada desempenha satisfatoriamente a função para a qual foi desenvolvida.

Mecânica dos sólidos. Flexão. MathCad.
Voltar