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Artigo


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ABORDAGEM EXTENSIONISTA SOBRE O CONSUMO DE LEITE E DERIVADOS AOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS;

FRANCISCO AUGUSTO OLIVEIRA SANTOS, FRANCISCA L?VIA DE OLIVEIRA MACHADO, JULIANE D?ERING GASPARIN CARVALHO, GIZELE ALMADA CRUZ, WANE CRISTINE DE CASTRO SANTOS NOBRE, IDALECIO SLAES ANDRADE;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão

O projeto, de cunho educativo e extensionista, foi realizado junto aos alunos de escolas de ensino médio no município de Fortaleza e região metropolitana, a fim de esclarecer fatores relacionados à higiene, segurança alimentar e consumo consciente de leite e seus derivados. Foram abordados tópicos tais como: diferenças entre produtos derivados de leite existentes no mercado, alergia à proteína do leite e intolerância à lactose, sendo temas considerados relevantes por se tratar de questões relacionadas à saúde pública. A abordagem foi realizada a partir de palestras, materiais educativos e lúdicos, de forma interativa entre os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará e 131 alunos de ensino médio, público-alvo. Ao final de cada encontro, foi aplicado questionário para se obter informações pessoais, informações referentes ao nível de aprendizado e a importância da atividade para cada um deles. Os estudantes de engenharia de alimentos que participaram do projeto também eram integrantes do Núcleo de Estudos em Laticínio, grupo de estudo que introduz e incentiva a discussão de temas relacionados ao leite e seus derivados. Do total de estudantes, 63% consomem leite e derivados diariamente e 37% não o fazem; no tocante ao grande percentual de consumidores foi identificado que o leite é o produto de maior preferência/consumo diário de 59% dos estudantes. Conclui-se que o projeto de extensão contribuiu de maneira significativa para esclarecimento acerca do consumo de leite e derivados, bem como para a integração entre universidade e escola.

Engenharia de Alimentos; Produtos lácteos; Segurança alimentar; abordagem educativa
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